quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Alimentação Saudável




Como ter uma alimentação saudável ?

A refeição perfeita tem entre 50% e 60% de carboidrato (massas, pães, arroz), 30% de gorduras e entre 10% e 15% de proteínas (carnes, frango, peixe).
Coma frutas e verduras à vontade.
Controle a quantidade de coxinhas, hambúrgueres e pastéis. Eles têm muita gordura.
Tome sucos de frutas como laranja, abacaxi, acerola. A vitamina C desses sucos ajuda a fixar o ferro e combater a anemia.

Tome pelo menos quatro copos de leite por dia. Pode trocá-los por iogurte ou queijo. O cálcio desses produtos é fundamental para o crescimento.
Beba sempre muita água.
Varie sua dieta. Assim não há risco de faltar algum nutriente.
Controle o consumo de sal e açúcar para evitar problemas na idade adulta. O excesso de sal é perigoso para quem tem predisposição genética à hipertensão, e o de açúcar, para quem tem propensão ao diabetes.
Coma fibras. Elas estão nas frutas e nos legumes e também nas barrinhas de cereais.
Substitua os salgadinhos de pacote que você come na frente da televisão por lanches menos calóricos, como pipoca light de microondas.

Quais são as principais fontes de fibras?

Alimentos ricos em fibras são frutas, vegetais, pão integral, nozes, legumes, cereais integrais e farelos são fontes de fibras.
A dieta ocidental tem sido pobre em fibras, em conseqüência da produção em massa de alimentos refinados associada ao consumo crescente de carne vermelha.
Isto causou a disseminação de algumas das chamadas doenças da civilização, como a constipação intestinal, a diverticulose e a diverticulite, as hemorróidas, os problemas cardiovasculares e o câncer de cólon.
O brasileiro das grandes cidades ainda está longe desta meta, pois segundo dados do Estudo Nacional de Despesa Familiar (Endef), do IBGE, o consumo médio de fibras por pessoa em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre é de aproximadamente 20 gramas.

Educação alimentar

O processo de educação alimentar deve envolver toda a família, já que os adultos servem de modelo para as crianças.
Um importante desafio quando se trata de promover uma alimentação saudável é a mudança de hábitos. As práticas alimentares inapropriadas e o baixo nível de informação da população em relação a atitudes que melhoram suas condições de saúde entre as quais se inclui a atividade física podem ser identificados por todo o País. Para acabar de vez com a desnutrição, é preciso pôr fim à pobreza e à fome. No entanto, os problemas nutricionais não se relacionam exclusivamente à falta de alimentos.

5 comentários:

  1. Mutio bom!Todosvão ficar bem imformados sobre as precaussões que devemos tomar com os alimentos...
    :)

    ResponderExcluir
  2. Com esse blog tds vão ficar ligados sobre a segurança alimentar! :D

    ResponderExcluir
  3. Esse é o nosso objetivo, buscar a informação!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, assim tomamos cuidados aos consumir alimentos !

    UM GRANDE ABRAÇO !

    ResponderExcluir
  5. adorei o blog me ensinou como se alimentar de forma coreta

    ResponderExcluir