sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Como preparar os alimentos ?

1 - Cozinha limpa e organizada

A limpeza e organização são pontos relevantes numa cozinha.
A prática de higienização é primordial para prevenir as doenças transmitidas por alimentos (DTA). Utensílios, talheres, superfícies, tábuas vasilhames que entrem em contato direto ou indiretamente com o alimento devem ser cuidadosamente higienizados pois podem se constituir em fonte de contaminação de microrganismos. A higienização deverá ser realizada sempre que se manipular alimentos diferentes, evitando-se, assim, a contaminação cruzada (transferência de contaminantes de um alimento ou local para outro alimento).

Deve-se estar atento, ainda, à limpeza de panos multi-uso e esponjas, a fim de minimizar a disseminação de microrganismos. Esponjas são comumente utilizadas para limpar superfícies de contato com o alimento, o que inclui facas, panelas, pratos, e outros, e podem acumular restos de alimentos e umidade, favorecendo a multiplicação microbiana e, tornando-se, assim, fonte de contaminação. As esponjas devem ser higienizadas após cada utilização, e guardadas limpas e secas em recipientes fechados. Para higienizar as esponjas deve-se lavá-las com água e detergente, e posteriormente colocá-las numa solução contendo água e cloro diluído.

Os panos de prato e esponjas devem ser trocados regularmente, sempre que for necessário. E seus aspectos devem ser observados. Esponjas rachadas devem ser descartadas e substituídas. A qualidade da esponja também é importante. Algumas esponjas são fabricadas com material de qualidade inferior e que desprendem fragmentos de seu material. Não devem ser utilizadas.

Deve-se evitar o uso de panos de prato, dando-se preferências àqueles de uso único ou papel descartável. Porém, na inviabilidade, ao serem usados devem ser postos em solução de água e cloro diluído por 10 minutos antes de serem lavados com água e sabão e secos, após o que convém serem passados.

2 - Utilização de água de qualidade

A água potável pode ser definida como aquela destinada ao consumo humano, não possuindo elementos patogênicos e materiais tóxicos que tragam riscos à saúde.

A qualidade da água consumida é muito importante, assim como todos os cuidados com a rede de distribuição de água.

Vazamentos e defeitos na tubulação da cozinha podem ser causas de contaminação da água e, consequentemente, dos alimentos.

Deve-se salientar que a higienização periódica e adequada das caixas d'água representa uma medida fundamental e indispensável na prevenção de doenças veiculadas pela água ou pelos alimentos contaminados pela mesma e na manutenção da saúde.

Os filtros domésticos devem ser higienizados periodicamente, e caso sejam filtros específicos, empresas especializadas devem realizar tal procedimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário